São Nicolau foi um bispo que nasceu na cidade de Mira, na Turquia, e ficou conhecido por sua caridade e generosidade, além de acolher pobres e crianças. Ele morreu no dia 6 de dezembro do ano de 350.
Foto: By böhringer friedrich (Own work) [CC BY-SA 2.5 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons |
De acordo com a tradição, Samichlaus vem sempre acompanhado do seu ajudante o Schmutzli, vestido com um manto marrom, que fica encarregado de castigar as crianças desobedientes. Eles moram em uma cabana na floresta e sabem como as crianças se comportaram durante o ano.
No dia 6 de dezembro eles vêm visitar as crianças e o Samichlaus lê em seu grande livro se as crianças se comportaram bem ou mal e também dá conselhos. Depois de ouvir o relatório sobre o seu comportamento as crianças podem recitar um poema e, então, o Samichlaus entrega o saco de guloseimas. Se a criança não tiver se comportado bem Schmutzli a coloca em um saco e a leva para a floresta.
E, aqui na Suíça (e em outros países da Europa também), quem traz os presentes e deixa embaixo da árvore de Natal é Christkind (menino Jesus) que seria simbolizado na forma de um anjo com asas e uma coroa iluminada.
Em Zürich, as crianças podem visitar o Samichlaus e o Schmutzli de 4 a 9 de dezembro, das10h às 16h, na Waldhüsli im Käferbergwald https://samichlaus-zuerich.ch/das-waldhuesli-der-sankt-nikolaus-gesellschaft-der-stadt-zuerich-im-kaeferbergwald/ (o caminho é sinalizado a partir da parada Bucheggplatz – Tram 11, 15 ou ônibus 32, 72).
Nenhum comentário:
Postar um comentário