quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

São Nicolau (Samichlaus/Saint-Nicolas/San Nicola)

Hoje é celebrado na Suíça (e em outros países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos etc.) o dia de São Nicolau. No dialeto alemão-suíço ele recebe o nome de Samichlaus (Saint-Nicolas/San Nicola) e traz para as crianças que se comportaram bem durante o ano um saco de feltro com guloseimas como chocolates, nozes, pães de mel e tangerinas.

São Nicolau foi um bispo que nasceu na cidade de Mira, na Turquia, e ficou conhecido por sua caridade e generosidade, além de acolher pobres e crianças. Ele morreu no dia 6 de dezembro do ano de 350.

Foto: By böhringer friedrich (Own work) [CC BY-SA 2.5 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons

De acordo com a tradição, Samichlaus vem sempre acompanhado do seu ajudante o Schmutzli, vestido com um manto marrom, que fica encarregado de castigar as crianças desobedientes. Eles moram em uma cabana na floresta e sabem como as crianças se comportaram durante o ano.

No dia 6 de dezembro eles vêm visitar as crianças e o Samichlaus lê em seu grande livro se as crianças se comportaram bem ou mal e também dá conselhos. Depois de ouvir o relatório sobre o seu comportamento as crianças podem recitar um poema e, então, o Samichlaus entrega o saco de guloseimas. Se a criança não tiver se comportado bem Schmutzli a coloca em um saco e a leva para a floresta.

E, aqui na Suíça (e em outros países da Europa também), quem traz os presentes e deixa embaixo da árvore de Natal é Christkind (menino Jesus) que seria simbolizado na forma de um anjo com asas e uma coroa iluminada.

Em Zürich, as crianças podem visitar o Samichlaus e o Schmutzli de 4 a 9 de dezembro, das10h às 16h, na Waldhüsli im Käferbergwald https://samichlaus-zuerich.ch/das-waldhuesli-der-sankt-nikolaus-gesellschaft-der-stadt-zuerich-im-kaeferbergwald/ (o caminho é sinalizado a partir da parada Bucheggplatz – Tram 11, 15 ou ônibus 32, 72).

Neste site você encontra todas as Associações de Samichlaus na Suíça http://www.chlaus.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.