terça-feira, 7 de março de 2017

Guia Vida na Suíça

Um dos maiores desafios da comunidade de língua portuguesa na Suíça é a integração, seja pela dificuldade do idioma ou pelas diferenças culturais.

Cerca de 290 mil pessoas, falantes da língua portuguesa, vivem no país como imigrantes, ou seja, não possuem ainda a cidadania suíça e são oriundas dos seguintes países: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


Vida na Suíça


Os fatores que dificultam a integração destes imigrantes são, além da língua, a pouca compreensão sobre o funcionamento e estrutura da Suíça, bem como o desconhecimento de serviços oferecidos no país, suas obrigações e seus direitos. Por este motivo, o Guia Vida na Suíça foi elaborado para orientar esta comunidade.

Vida na Suíça
Organizado em 23 capítulos, o material aborda os principais assuntos que envolvem o dia a dia na Suíça, trazendo informações importantes para conscientizar e auxiliar o leitor sobre seus direitos e deveres em terras helvéticas.

Todo o trabalho para a realização deste guia/livro foi feito de forma voluntária e independente pelas idealizadoras do projeto: Fabiana Mayume Kuriki, Maria Carolina Aeschlimann e Patricia Lobmaier.

Parceiros ajudaram a custear as despesas envolvidas para a publicação do material ou apoiaram a iniciativa de forma institucional: Christian Bachmann da Swiss Life, CEBRAC - Centro Brasil Cultural, Consulado Geral do Brasil em Genebra, Consulado Geral do Brasil em Zurique, Lobmaier & Negrão - Advocacia e Consultoria, além de Magali Kriebel.


À convite da Excelentíssima Senhora Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, o guia/livro foi lançado oficialmente em 21/09/2016 na sede do Consulado Geral do Brasil em Genebra.

Acesse o Guia Vida na Suíça aqui. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.