quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Startup brasileira Thinkmilk


https://benfeitoria.com/thinkmilk
O Vida na Suíça realizou uma entrevista com o Bruno Azevedo, idealizador do Projeto “Thinkmilk”, cujo objetivo é desenvolver dispositivos para controlar a qualidade do leite e detectar doenças de vacas, ajudando pequenos fazendeiros brasileiros a reduzir desperdício e perdas. 

A startup brasileira, incubada em Genebra, na Suíça, ganhou o 1° lugar na competição Social Impact Award e agora precisam ir até Belgrado, na Sérvia, para receber o prêmio. 

Leia na entrevista abaixo mais sobre a “Thinkmilk” e como ajudá-lo a colocar em prática esse projeto inovador:



1) Como surgiu a ideia do Projeto “Thinkmilk”?

Meu pai é veterinário de grandes animais e me falou sobre o prejuízo dos pequenos e médios fazendeiros devido à mastite, uma doença que afeta a produtividade das vacas e a qualidade do leite. Como estudo engenharia elétrica, busquei na tecnologia uma solução para esse problema, participando em 2016 de um programa que incentivava o empreendedorismo e a inovação tecnológica entre os estudantes da USP.

No mesmo ano, fui aceito para um intercâmbio na EPFL. Já conhecia a reputação do país como "o mais inovador por 9 anos consecutivos" mas, chegando lá, fiquei espantado com a dinâmica do ecossistema de startups em Lausanne e Genebra - era muito parecido com o que eu li e ouvi falar sobre o Vale do Silício.

Aproveitei para conhecer escolas de agronomia e fazendas suíças, compreender como o país consegue ter o leite de maior qualidade do mundo e participar de workshops, programas de aperfeiçoamento e competições de startups. Nelas, estivemos lado a lado com outras startups que estão ganhando espaço na mídia suíça, sendo reconhecida uma das Top 25 Business Ideas pela >>venture>> em 2017.

Foi na Suíça que o nosso projeto acadêmico começou a se transformar em um produto comercial com um mercado endereçável total estimado em CHF 20 bilhões.

2) Vocês foram os vencedores do Social Impact Award. Como foi a experiência de ser uma startup brasileira incubada em Genebra?

É uma oportunidade única. Os suíços são muito abertos a novas ideias e gostam de sentar, discutir e dar sugestões sinceras. Isso criou diversas oportunidades para que validássemos a ideia, modificando a nossa estratégia para oferecer um produto que as pessoas realmente queiram comprar.

Tanto Lausanne quanto Genebra são cidades globais, em que sempre temos a sensação de haver mais estrangeiros (como nós) do que suíços ao redor. Essa foi a oportunidade perfeita para nossa internacionalização, pois startups geralmente tentam resolver problemas locais e só se preocupam com feedbacks de fora na fase de crescimento. Por outro lado, as startups nessa região da Suíça têm um mindset diferente e sabem que é muito difícil ter sucesso na área de inovação tecnológica sem levar a dinâmica internacional em consideração.

Trouxemos esse conhecimento da Suíça ao Brasil e temos a certeza de que ele nos proporcionará um diferencial competitivo em um país que é essencialmente agrário, mas que depende cada vez mais de soluções tecnológicas inovadoras.

3) Como funciona o crowdfunding e como as pessoas podem contribuir para a continuidade do projeto?

Crowdfunding (ou "financiamento coletivo", em português) é a mobilização de pessoas para tornar um projeto possível por meio de pequenas contribuições financeiras. Quando você doa qualquer quantia para um projeto no qual você acredita, você se torna um catalisador, alguém que participa da construção de algo novo.

Nossa campanha de crowdfunding vai permitir que a equipe receba seu primeiro prêmio em dinheiro, fruto de um trabalho de três meses de incubação e um ano de experiência no país mais inovador do mundo. Acessando o site https://benfeitoria.com/thinkmilk e doando qualquer quantia até sexta-feira, à meia-noite, você vai fazer parte de um projeto que busca melhorar a qualidade de vida de pequenos fazendeiros no mundo inteiro. 70% da alimentação no mundo é fruto da agricultura familiar e acreditamos que a tecnologia pode aumentar a produtividade, reduzir o desperdício de alimentos e o uso de antibióticos e agrotóxicos.

4) Quais são os planos para o futuro? E como as pessoas podem acompanhar o projeto?

Pretendemos finalizar o protótipo e levá-lo a fazendas para realizar testes e torná-lo um produto comercial. Em abril, levaremos esse protótipo para a Suíça e o apresentaremos a um grupo de capital de risco que já está interessado na tecnologia.

Para saber mais detalhes sobre nosso cronograma, nossa campanha e as viagens que faremos para a Sérvia e a Índia nas próximas semanas, sigam nossas redes sociais e acompanhem nosso blog.

Facebook: https://www.facebook.com/thinkmilkbr

Blog: http://medium.com/@bras/

5) E como vocês conheceram o Vida na Suíça?


Conhecemos a partir de uma iniciativa do Consulado Geral em Zurique, que realizou um evento para brasileiros interessados em empreender na Suíça, tendo o apoio do Vida na Suíça. Ficamos muito interessados em conhecer outros brasileiros que têm esse mesmo objetivo e passamos a seguir e a interagir com a página. Esperamos poder participar ativamente desse ambiente e fazer parte dessa rede de pessoas que viram, na Suíça, a oportunidade de manter suas empresas competitivas e de explorar novas possibilidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.