domingo, 12 de março de 2017

Dia Nacional da Suíça

Vida na Suíça é um site/blog destinado a falar sobre esse país localizado no coração da Europa. Ele tem como objetivo levar um pouquinho mais de informação para os falantes da língua portuguesa que aqui residem ou para aqueles que têm interesse neste pequeno país, mas ao mesmo tempo tão rico nas suas diversidades culturais. Por este motivo, fizemos este Post tão especial para inaugurarmos nosso projeto: o dia dela, o dia da Suíça! :)

No dia 1° de agosto é comemorado o dia nacional do país dos Alpes em todo o mundo. Algumas cidades no Brasil, como Nova Friburgo no Rio de Janeiro e Joinville em Santa Catarina, também celebram esta data devido a grande imigração de cidadãos suíços no sec. XIX. Neste dia é feriado nacional e há uma grande festa, bem patriótrica, em todos os Cantões. Muitas pessoas penduram bandeiras da Suíça em suas casas e as cores branca e vermelha tomam conta do país. A noite as pessoas se reúnem para as festividades pertos de fogueiras acesas nas belas montanhas suíças. Alguns discursos oficiais são realizados e o hino nacional é sempre cantado. 

Vida na Suíça
Foto: Patricia Lobmaier
Uma grande parte da população também se reúne a beira dos lagos e rios para admirar a belíssima queima de fogos de artifício, que muitas vezes chegam a durar quase 30 minutos. Cada prefeitura organiza a sua própria queima, mas também há muitas pessoas que organizam seu próprio espetáculo particular, competindo até mesmo com os oficiais. Claro que também há muitas festas espalhadas pelas diversas cidades, com bandas de música e muitas barraquinhas de comidas típicas como raclette, salsichas etc. 

O “aniversário” da Suíça é festejado neste dia, porque em agosto de 1291 foi escrito o primeiro pacto de que se há registro, envolvendo os mais antigos Cantões da Suíça: Schwytz (SZ), Uri (UR), Unterwald (UW) – Pacto Federal dos Waldstätten (Pacto dos Cantões Florestais). Este pacto foi ignorado durante muitos séculos e somente no séc. XIX que o Parlamento suíço decidiu que no dia 1° de agosto seria celebrado o dia da fundação da Confederação Helvética. 

Parabéns Suíça!!! Feliz 724 anos!!!! :) 


Tradução para a língua portuguesa da versão em alemão: 

No surgir da manhã esplendorosa, 
admiro-Te nos raios calorosos, 
a Ti, exaltamos, Magnificente! 
Quando o alpe se avermelhar,orais, suíços livres, orais! 
Sua piedosa alma indagais, 
Deus, ó Senhor, em nobre pátria. 
No vir da noite fulgurosa, 
cerimonio-Te no sereno estrelado, 
a Ti, adoramos, Amoroso! 
Nos relâmpagos que clareiam o céu 
podemos felizes e abençoados sonhar! 
Porque a piedosa alma indagais, 
Deus, ó Senhor, em nobre pátria. 
No pousar da névoa densa, 
Busco-Te na neblina, a Ti, unimos, Eterno! 
Perante o grande nimbo surge o sol claro e suave, 
E a piedosa alma indagais,
Deus, ó Senhor, em nobre pátria. 
No ocorrer da tempestade feroz, 
es nosso refúgio e defesa, a Ti, prevalecemos, Redentor! 
Na escura tormenta e na tristeza confiaremos plenamente n’Ele! 
Sim, a piedosa alma indagais, 
Deus, ó Senhor, em nobre pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.