domingo, 12 de março de 2017

Gruyères

Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann
Gruyères é uma pequena cidade localizada no Cantão de Fribourg/Freiburg e tem uma população de pouco mais de 2000 habitantes.

Acho que a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando ouvem falar de Gruyères é o queijo que leva o mesmo nome. Sim, realmente, na entrada da cidade a primeira coisa que se vê é La Maison du Gruyère, o local onde o queijo é preparado.

Lá você pode fazer uma visita e aprender sobre a história do queijo Le Gruyère AOP, além de acompanhar o seu processo de fabricação. Você receberá um fone e o áudio está disponível em 13 língua, inclusive português. A visita dura entre 30 e 45 minutos e é bastante interativa. O local conta também com um restaurante onde você pode experimentar diversos pratos preparados com o queijo.

A cidade possui um castelo medieval, o Château de Gruyères, que segundo arquivos encontrados é mencionado pela primeira vez em 1244. A visita é bastante interessante e o castelo abriga muitas vezes ao ano exposições temporárias. Por ficar localizado no topo da cidade a sua vista é extremamente bonita. No site do castelo você encontra os horários de funcionamento e os valores de entrada. 

Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann


Outra parada obrigatória em Gruyères é o Museu HR Giger. Hans Rudolf Giger foi um pintor surrealista suíço, originário de Chur, que fez parte da equipe de efeitos especiais do filme Alien, tendo desenhado a criatura e até recebeu um Oscar na categoria. O museu foi inaugurado em 1998 e conta com o mais extenso acervo dos vários períodos criativos de Giger. O artista morreu em 2014, mas o museu eterniza sua obra.

Em frente ao museu há o HR Giger Bar cujo interior é chocante. Uma mistura de vertebras, esqueletos, que ao mesmo tempo impressionam e assustam. O artista costumava dizer que “pintava somente aquilo que o assustava” de modo que o bar é um reflexo do que realmente o assombrava.

Quase ao lado do Museu HR Giger fica localizado o Museu do Tibet. Bastante interessante, possui uma excepcional coleção de arte budista com mais de 300 obras de arte compreendidas no período entre o século VI e XVIII. Os objetos não são originários apenas do Tibet, mas também do Nepal, Kashmir, norte da Índia e Burma.

O legal também é que os museus, o castelo e a fábrica de queijo vendem ingressos combinados das atrações o que garante um pequeno desconto nos bilhetes.

Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann
Bom, fora todas essas atrações o centro antigo da cidade é muito bonito, cheio de lojinhas, restaurantes, cafés e hotéis. E, no final, não deixe de experimentar o tradicional e delicioso merengue com creme duplo (merengues et crème double de la Gruyère).

E se você gosta de chocolate aproveite e visite também a Maison Cailler na cidade de Broc que fica super perto de Gruyère. Lá você pode aprender mais sobre a história do chocolate e da marca Cailler em um museu interativo. No site você também pode agendar workshops e aprender como fazer várias delicias de chocolate. O local tem também um café, loja e um playground para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.