quinta-feira, 16 de março de 2017

Entenda o funcionamento dos seguros de saúde na Suíça

Muitos estrangeiros recém chegados na Suíça me procuram para entender o sistema de seguros de saúde no país. Ele tem uma estrutura diferenciada de outros lugares do mundo e às vezes é um pouco complicado de entender.

O KVG (Krankenversicherungsgesetz) / LAMal (Legge federale sull'assicurazione malattie) / LAMal (Loi fédérale sur l'assurance-maladie) exige que todos que residem na Suíça tenham ao menos um seguro básico de saúde, estando doente ou saudável. A Lei diz que todos devem contratar um seguro, dentro de 3 meses a partir de sua chegada ao país.

Agora atenção! Quem fizer esta contratação apenas no segundo ou terceiro mês, deverá pagar o valor retroativo. O que vale é a data de entrada no país. E isso pode ficar bem caro! Além disso, se você não contratar nenhum seguro, depois deste período de exigência, o governo mesmo escolherá por você uma seguradora, no valor que eles estabelecerem. E aí sim, vai te custar bem mais caro! Por isso, não perca tempo e cuide deste assunto logo que chegar.

Os valores para um bom seguro de saúde variam conforme a idade, gênero, lugar de residência e a franquia escolhida. Nestes casos, um consultor de seguros pode te ajudar a entender as diferenças e qual é o mais vantajoso para você.

Por exemplo:

- Um homem de 40 anos, com uma franquia de CHF 2,500, terá um custo mensal de aproximadamente CHF 220.
- Um adolescente de 15 anos, com uma franquia zero, terá um custo mensal de CHF 90.

Importante entender também que o seguro básico, como o nome já diz, cobre apenas o básico, conforme estabelece a Lei. É aí que é preciso saber que existe o VVG (Versicherungsvertragsgesetz) / LCA (Loi sur le contrat d'assurance) / LCA (Legge sul contratto d'assicurazione).

Esta Lei diz que seguros adicionais podem ser oferecidos. Neste caso, é importante consultar 2 ou 3 seguros adicionais, para saber qual oferece uma boa cobertura sem pagar muito. Agora nenhuma empresa é obrigada a aceitar um segurado, principalmente se a pessoa não é saudável. Fumantes ou pessoas com sobrepeso podem ser recusadas.

Por exemplo:

- Um homem de 40 anos, pode pagar um extra de CHF 100 por mês.
- Um adolescente de 15 anos, pode pagar um extra de CHF 40 por mês.

Alguns seguros oferecem melhores vantagens para serviços como:

- Óculos e lentes são cobertos pelas seguradoras no valor de CHF 200 a CHF 300 por ano.
- Massagem e Fisioterapia até CHF 1000 por ano.
- Esportes e atividades físicas de CHF 200 - CHF 300 por ano.

Para entender mais sobre este complexo sistema, ficarei feliz em tirar suas dúvidas. Consulte também o Guia Vida na Suíça um projeto que tive muito orgulho de apoiar.

Christian Bachmann
Consultor de seguros
christian.bachmann@swisslife-select.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.