segunda-feira, 13 de março de 2017

Queijo Emmentaller

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
Hoje vamos contar para vocês uma curiosidade sobre o queijo Emmentaler, aquele conhecido no Brasil como "queijo suíço". 

Para a sua produção o leite da vaca precisa ser cru, e os animais que fornecem o leite não podem ser alimentados com forragem procedente de silos.

O queijo Emmentaler tem um controle de tamanho: deve ter entre 70 centímetros e 1 metro de diâmetro, sendo que o peso pode variar entre 60 a 130 quilos. Para 1 quilo de queijo são necessários 12 litros de leite.

O nome Emmental, tem origem no vale de Emme, região de Berna. Na cidade de Affoltern, próximo à capital Berna, o produto é fabricado desde o Século XIII. A primeira cooperativa foi fundada em 1815 e depois ele passou a ser fabricado em outras regiões da Suíça.

O “verdadeiro” queijo deve ter colado na sua superfície a etiqueta do produtor e a marca registrada “Emmentaler Switzerland”. 

Este queijo tem uma característica própria que são os buracos que vemos ao cortar ele. Mas quem faz o trabalho de furar o queijo para que ele fique cheio de buracos? Acredite: não é o ser humano, nem um robô, tão pouco os ratinhos dos desenhos animados! Mas sim as bactérias que eles utilizam na produção do laticínio. Vamos com calma agora e explicar um pouco mais.

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
Fomos visitar na região de Luzern, um local que só fabrica esse tipo de queijo super artesanal. Trabalham lá o chefe e um ajudante. 

No Käserei (local que produz o queijo) eles começam a trabalhar 4:30 da manhã e vão até 12:30 e para ser produtor de queijo é preciso estudar. Sim, sim! Eles estudam!

O "mestre de queijo" nos explicou que diversas bactérias que transformam o leite em queijo fazem com que ele fique cheios de buracos. Calma! Todos os queijos contém bactérias e elas são responsáveis pela produção de ácido láctico.

Eles pegam litros e litros de leite, misturam nessa super panela de cobre que vemos na foto, adicionam a esse leite as bactérias específicas para a produção do queijo Emmentaler e elas ajudam a produzir a coalhada. Depois, essa massa é prensada em moldes e levadas para banho de sal.

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
Imaginem um tanque com água e sal e esse molde lá dentro! Então o queijo é levado para um local onde ficará para amadurecer ou envelhecer. A temperatura do local deve ser entre 15 a 20 graus e é aqui que as bactérias começam a agir liberando o ácido láctico.

Durante este processo, algumas delas consomem o ácido láctico e em seguida liberam dióxido de carbono, formando assim as bolhas dentro do queijo. Essas bolhas formam bolsões de ar, resultando nos buracos do famoso queijo Emmentaler. O tamanho é controlado pelos produtores, através da acidez, temperatura e tempo de maturação.

Quer saber mais sobre nossa visita neste Käserei? No nosso canal no Youtube temos o vídeo completo!


Siga a gente também nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e Snapchat (@guiasuica). Nosso site é www.guiasuica.com.

Por Magali Albisser & Luci Strijbis do Guia Suíça

Fontes: Wikipédia, swissinfo.ch, Sepp (mestre da Queijaria) e Huffington Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.