domingo, 5 de março de 2017

Trabalho Voluntário na Suíça

Assim como em vários países, o trabalho voluntário na Suíça é importante para as organizações sociais e para a comunidade em que está inserida. No entanto, existe uma particularidade aqui que chama a atenção: a organização e o valor dado ao engajamento individual.


Vida na Suíça



Mesmo depois de anos de experiência no setor social no Brasil, aqui em terras suíças me surpreendi com os sites de trabalho voluntário na internet. De forma organizada, é possível buscar vagas de acordo com seu perfil e possiblidade de envolvimento.

Mas o que mais surpreende é que a atividade voluntária é reconhecida como um trabalho profissional remunerado. Não é só chegar na organização e dizer que quer ser um voluntário. É preciso que haja uma vaga e então o candidato se inscreve, envia o seu currículo de acordo com a demanda da ONG e ainda passa por uma ou até duas entrevistas!

Em muitos casos, o pré requisito é falar a língua oficial do cantão onde reside e em várias situações pede-se fluência em vários idiomas também. Outro ponto é o tempo de comprometimento. O voluntário deve cumprir sua carga horária estabelecida e existe um tempo mínimo de engajamento, que pode variar de 3 meses a 1 ano.

Ao final de sua jornada voluntária, a organização emite um certificado, que comprova a qualidade do trabalho desenvolvido.

Por isso, não adianta apenas buscar uma atividade voluntária para "passar o tempo". O que você fizer será avaliado e esta certificação final, em alguns casos, equivale a uma experiência profissional, que valerá muito para seu currículo, caso seja novo ou nova na Suíça.

Quer se engajar? Conheça estes dois sites: Kampajobs e Benevol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.