segunda-feira, 6 de março de 2017

A experiência da celebração do 1° de Agosto no Rütli/Grütli

Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann
Como contamos em nosso post inaugural o Dia Nacional da Suíça é comemorado nesta data em razão do primeiro pacto de que se tem registro em 1291. Werner Stauffacher (Cantão Schwyz), Walter Fürst (Cantão Uri) e Arnold von Melchtal (Cantão Unterwalden) juraram no Rütli/Grütli unir forças e defender seus territórios contra o domínio Habsburg.

Todos os anos no Rütli/Grütli o/a presidente da Suíça faz um discurso e uma pequena festa é organizada com as comidas típicas da Suíça como as famosas salsichas Cervelat e Bratwurst. Concertos com músicas típicas também fazem parte da programação.

Em 2005 pessoas de extrema direita fizeram manifestações durante o discurso do presidente e em 2007 uma bomba foi colocada no local. Por isso, desde então, é necessário fazer uma requisição de ingressos que são limitados. Caso você seja selecionado receberá os convites em casa, juntamente com a programação do evento e da festa que ocorre em Brunnen, Cantão Schwyz, de onde sai o barco em direção ao Rütli/Grütli.
Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann


Para padrões suíços há uma grande quantidade de policiais e seguranças desde a entrada no barco, como dentro dele, e também no Rütli/Grütli.

Neste ano o discurso de Simonetta Sommaruga, presidente da Suíça, teve como foco a democracia direta no país e a importância de ensinar os valores democráticos às futuras gerações de modo que esta continue vigorando no futuro. A hospitalidade do país alpino também foi um ponto de discussão ressaltando que esta sempre pode ser melhorada.

Caso você queira se programar e participar no próximo ano você deve acessar o site http://www.sgg-ssup.ch e se inscrever para obter convites uma vez que sem eles não é possível acessar o local. Os convites são gratuítos tal como o trajeto de barco de Brunnen até o Rütli/Grütli.

Neste ano havia uma exposição no local sobre as identidades suíças com algumas fotografias e filmes curtos sobre o tema. O trabalho da Association Equilibre também estava presente no evento com o Projeto de Integração para Refugiados que tem como objetivo a integração de refugiados no Cantão Uri por meio da confecção de bolsas.

Coisas para se levar em consideração sobre o evento: as mesas e tendas existentes são direcionadas apenas a membros de embaixadas e seus familiares e convidados especiais do evento, além dos membros da imprensa. O público em geral não possui nenhum lugar para se sentar além da grama. Imagino que se estivesse chovendo não teria sido nada agradável. E a festa em si dura bem pouco tempo de modo que por volta das 15h30 já chegava ao fim. Portanto, vale lembrar que caso você queira curtir mais o feriadão ou ver uma das várias queimas de fogos que ocorrem no país você deve se programar para continuar as comemorações em Brunnen ou em outra cidade.

Parabéns, Suiça! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.