segunda-feira, 6 de março de 2017

Brasil + Basilea = Brasilea!

Vida na Suíça

„Brasilea é uma ideia sensacional“, afirma entusiasmado Daniel Faust, diretor da Fundação Brasilea, na cidade de Basileia. Concebida como espaço multiuso, com salões amplos e vidros grandes, que garantem uma iluminação ideal, a Fundação abriga exposições de arte, eventos culturais variados e a mostra permanente da Coleção Walter Wüthrich, seu fundador

O projeto arquitetônico permite também a interatividade e o intercâmbio entre o artista, as obras e o público. É sempre algo diferente. Alguns artistas até dormem no local e preparam suas obras e exposições diretamente lá.

„Queremos chamar a atenção do público para a diversidade do Brasil“, afirma Faust. Por isso a Fundação Brasilea expõe tanto obras de grandes nomes, como de artistas desconhecidos e da arte popular. É isso que o diretor mais preza: poder viajar pelo Brasil, ter contato com pessoas diferentes e conhecer as várias facetas do país. Daniel Faust garante que „o Brasil tem o suficiente para mostrar“.

Com catálogos das exposições e convites especiais para cada evento, a Brasilea criou um pacote de marketing que traz resultados positivos, tanto para a divulgação como para atrair patrocinadores e parceiros.

O diretor valoriza muito o apoio da Embaixada do Brasil em Berna, que lhe possibilitou apresentar o projeto da Fundação Brasilea ao Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira. Recentemente a Fundação iniciou também um intercâmbio com o Consulado-Geral do Brasil em Genebra, a fim de realizar atividades conjuntas.

Uma das novidades é a criação de exposições itinerantes. Um exemplo é a mostra dedicada ao artista Alex Flemming (SP), que faz parte da programação especial do Museu Olímpico de Lausanne sobre a Olimpíada de 2016 no Rio. As obras de Flemming foram expostas na Fundação Brasilea em 2012. Além disso, em maio deste ano a Fundação realizará uma exposição na Galeria Portinari, na Embaixada do Brasil em Roma.

A profissionalidade destaca a Fundação Brasilea no cenário europeu. „Quando se tratar de arte brasileira, queremos ser a instituição de referência e contato na Europa“, resume o diretor.

Uma parte do mérito cabe à diretoria e à equipe de apoio, responsável pela infraestrutura, pela divulgação e pela parte culinária das exposições. A experiência de Daniel Faust é de que „o trabalho com os brasileiros é diferente, mas funciona muito bem. Há muita flexibilidade“.

Para manter o propósito de valorização e divulgação da arte brasileira, a fundação conta com várias fontes de financiamento. Além dos patrocinadores e dos „Amigos da Fundação Brasilea“, a venda de obras expostas e o aluguel das dependências para eventos completam o orçamento.

Fundação Brasilea


Vida na Suíça

Criada em 22 de setembro de 2003, em Basileia, a Fundação Brasilea tem como base a Coleção Walter Wüthrich, uma coletânea que é fruto da longa amizade entre o fundador, Walter Wüthrich e o artista Franz Josef Widmar.

Objetivos: construir, operacionalizar e manter um centro cultural para o incentivo e a promoção da cultura brasileira, através de exposições de artes plásticas e fotografias, da realização de eventos culturais e do acesso à exposição permanente da Coleção Walter Wüthrich.

Para alcançar seus objetivos a Fundação trabalha em conjunto com instituições no Brasil e na Suíça, bem como com a comunidade brasileira residente na região, contribuindo assim para o intercâmbio cultural entre os dois países.

A diretoria da Fundação é composta por Raffaello Tondolo (presidente e reponsável pela comunicação), Donald Stückelberger (setor jurídico), Jean-Marc Wallach (finanças), Enrico Tarelli (patrocínio). Na parte operacional estão Daniel Faust (diretor), Leoni Wienandts (assistente e eventos), Pia Kuchenmüller (imprensa e patrocínio) e Christoph Schnoz (assistente de manutenção e eventos).

Mais informações: http://www.brasilea.com

Leia mais matérias na Edição 17 da Revista Linha Direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.