segunda-feira, 27 de março de 2017

Dicas de como investir no Brasil

Vida na Suíça
Foto: Carolina Aeschlimann
Com o cenário econômico mundial muito instável, as pessoas precisam ficar atentas aonde vão investir para otimizar ao máximo suas economias.

É importante saber ganhar dinheiro e poupá-lo, mas nada adianta se a pessoa não souber investí-lo.

No Brasil o cenário não é diferente. Devido a grande instabilidade, uma inflação persistente e as taxas de juros crescentes, o investidor tem que levar em conta alguns pontos para escolher corretamente onde aplicar seu dinheiro.

O primeiro passo é identificar qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Após esta escolha, é preciso verificar algumas características dos produtos bancários oferecidos, lembrando que na maioria das vezes a aplicação é mais vantajosa para a instituição financeira do que para o próprio cliente. Sendo assim, deve-se obeservar:

- Taxa de administração cobrada pelo banco;

- Os índices que estão atrelados à aplicação ( por exemplo Selic, IPCA, TR e outros);

- O imposto descontado do rendimento;

- A segurança, se este investimento é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), bem como o limite de garantia;

- Se a liquidez do produto se adequa as necessidade do investidor: a curto, médio ou longo prazo.

- Se existe prazo de carência, data prevista para saque e o valor mínimo da aplicação;

É importante também analisar a credibilidade da instituição financeira na qual o cliente fará o seu investimento.

Baseada na Politica Monetária até fevereiro de 2015, as dicas de aplicações para um perfil moderado de médio a longo prazo são as seguintes: LCIs, LCAs e Tesouro Direto (não deixe de observar a taxa de administração).

Para aplicações a curto prazo, o CDB que tem liquidez diaria é uma boa opção, mas verifique sempre pois varia de banco para banco.

Para investir em imóvel, tem que ser levado em conta na hora da compra, as características da cidade aonde este se encontra, além da documentação deste bem e do seu vendedor. Os custos fixos, como condomínio, IPTU e manutenção também precisam ser observados enquanto o imóvel está desocupado.

Um ponto relevante a ser considerado é que com a inflação mensal em torno de .05% a.m. o seu dinheiro perde valor mensalmente se ficar depositado em conta corrente.

Vale lembrar que a poupança após o novo cálculo da rentabilidade implantado em 04.05.2012, vem perdendo da inflação. Portanto aplicar em poupança, é indicado apenas para recursos do dia a dia e por um período curto, não sendo vantajoso para um investimento maior.

Então desejo a todos um bom investimento!

Por Nilce Cunha, economista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.