segunda-feira, 13 de março de 2017

Galia - a Majestade

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
Para mim a cidade de Luzern / Lucerna tem o lago mais lindo da Suíça ou melhor, o mais lindo do mundo. Ele é o Vierwaldstättersee - Lago dos Quatro Cantões Florestais. Possui esse nome devido ao encontro dos quatro cantões originais da Suíça (Uri, Schwyz, Unterwalden e Lucerna) e é o principal da região central.

Podemos fazer passeios pelo lago? Sim! São mais de 20 navegações e existem vários passeios durante o dia e ao entardecer.

Alguns barcos têm eventos culinários e com música. Você pode dar uma volta pelo lago a bordo de um deles e degustar bons vinhos durante a viagem, ou pode também fazer um tour noturno comendo sushi ou fondue. Quem sabe acordar cedo e tomar o café da manhã a bordo, com uma super paisagem durante o tour? Quando estiver visitando a cidade é preciso ver qual o evento culinário disponível.

Estes barcos, que também são utilizados pela população como meio de transporte no seu dia a dia, ligam várias cidades, além de levar a algumas atrações turísticas como para os teleféricos que sobem os montes Rigi e Pilatus.

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
E agora vem o melhor, o que me fez ter a ideia de escrever este post: os 5 barcos a vapor com rodas de pás, que nos permite fazer uma verdadeira viagem ao passado quando embarcamos neles! Já estou há 12 anos por aqui e a cada passeio de barco sempre me encanto como se fosse a minha primeira vez.

Com mais de 100 anos, eles estão perfeitamente restaurados e são gerenciados pela S.G.V (Companhia de Navegação do Lago de Lucerna), a empresa responsável pelos cruzeiros turísticos.

Os nomes dos cinco barcos a vapor nostálgicos são:

- Uri - o mais antigo
- Stadt Luzern - o mais jovem
- Schiller - considerado o barco a vapor mais elegantes entre os experts
- Unterwalden - uma jóia indiscutível, exibiu seu motor antes mesmo da instalação na Exposição Mundial de Paris em 1899
- O quinto barco e o mais famoso: Gallia!

Vamos falar um pouco mais dessa “super máquina”. Ela navega desde 1913 no lago de Lucerna e se você fizer o percurso entre a Luzern e Fluelen, irá embarcar nele. Foi construído pela empresa Escher Wyss, de Zurique.

  
Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
O Gallia desloca cerca de 330 toneladas e mede 62.85 metros de comprimento por 14,50 metros de boca. As suas rodas propulsivas tem 4,26 metros de diâmetro, rodas essas que são acionadas por um motor ‘compound’. A sua velocidade máxima é de 17 nós, o que faz dele o barco turístico mais rápido de toda Suíça.

Esta navegação pode receber até 900 passageiros e é patrimônio da Confederação Helvética. Em 1953, depois em 1979 e 2004 passou por restaurações e reparações sem que seu estilo “Belle Époque” tenha sido alterado.

É sem dúvida uma das mais bonitas embarcações que navegam, atualmente, nos lagos e rios da Europa Central e um super exemplo como se devem preservar as coisas belas do passado.

Se estiver a bordo de uma outra embarcação e o Gallia passar próximo a vocês, tenha certeza de que o capitão irá avisar aos passageiros de que a majestade Gallia irá passar! Então eles se cumprimentarão com um 'oi', dando aquela “buzinada” ou “apitada”. Ao se cruzarem todos acenarão um para ou outro. É super emocionante!

E fiquem com algumas imagens do tour de barco pelo lago de Lucerna em um vídeo feito por mim, onde vocês podem ver como eles se cruzam e se “cumprimentam”. 



Por Magali Albisser - Guia Suíça

Fonte: Wikipedia, trabalhadores da embarcação, lakelucerne.ch.

.......................................................................................................................................................................................

Guia Suíça - City Tour na Suíça
Levamos o melhor da Suíça para você!
www.guiasuica.com
Instagram/ Snapchat: guiasuica
Facebook : Guia Suíça
info@guiasuica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.