segunda-feira, 13 de março de 2017

Você sabia que Heidi nasceu em Zurique?

O artigo de hoje vai contar um pouco do que está por trás da menina Heidi. Vamos lá?

Bom, vamos começar com uma pequena historia para quem ainda não a conhece.

Vida na Suíça
O livro Heidi foi escrito por Johanna Spyri em 1880 e conta a história de uma menina orfã, que é levada pela tia a morar com seu seu avô, um pastor de cabras que vivia como um eremita em uma casa típica da região dos Grisões. Heidi logo se apaixona pela vida livre nos alpes. Alguns anos depois, essa mesma tia a leva para a cidade de Frankfurt am Main, onde Heidi irá fazer companhia para sua prima Clara (que tinha problemas de locomoção). Percebendo o quanto Heidi sofria longe dos alpes, sua tia a leva de volta e logo depois Clara junta-se a ela e começam a viver grandes aventuras.

Conhecendo um pouco sobre o que Johanna Spyri viveu na época em que escreveu o livro, podemos até imaginar que ela usou um pouco de sua própria experiência. Johanna vivia em um apartamento minúsculo no bairro mais pobre, sujo e barulhento da cidade de Zurique, o Kratzquartier. Ela ainda menciona em seu diário a saudade que sente do lugar onde nasceu, a região de Hirzel - cidade no cantão de Zurique e onde hoje encontra-se o museu da escritora.

Bom, e você pode imaginar onde fica esse bairro pobre e barulhento? Hoje o Kratzquartier é um dos bairros mais chiques e ricos da cidade de Zurique, o centro comercial e bancário. O bairro foi todo reformado, muitos prédios demolidos (inclusive o prédio onde Johanna morou).

Vida na Suíça
Maienfeld (Heidiland) - Foto: Wellington Lima
Vocês podem ver na foto abaixo como é o bairro hoje em dia, ao lado de uma das ruas mais chiques e caras do mundo: a Bahnhofstrasse. Agora quando você estiver passeando pela cidade, ou fazendo um tour conosco, já sabe, Heidi ‚nasceu‘ em Zurique através do livro maravilhoso da Johanna Spyri.

Vida na Suíça
Foto: Luci Strijbis (Guia Suíça)
Heidi é, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais vendidos no mundo inteiro e já foi traduzido para mais de 50 idiomas. A história da menina órfã já conquistou muitos corações e é um marco da literatura suíça.

Além disso, Heidi também tem um museu, que fica localizado em Maienfeld em uma região que leva seu nome, Heidiland, no cantão dos Grisões. Uma região belíssima, inclusive onde nós do Guia Suíça já tivemos oportunidade de conhecer e mostrar seus vinhedos (veja no vídeo).


Você ficou sabendo uma pequena parte da história suíça. Para saber muito mais agende seu tour conosco através do info@guiasuica.com.

Mais sobre Heidi:
Museu Heididorf
Guia Suíça em Maienfel, na região de Heidiland 

Fonte: Biografia Johanna Spyri e Wikipedia

Por Luci Strijbis - Guia Suíça
..........................................

Guia Suíça
Nós levamos o melhor da Suíça para você!
Guia Suíça | www.guiasuica.com |
instragram / youtube / twitter / snapchat: guiasuica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.