segunda-feira, 13 de março de 2017

Sächsi Lüüte (Sechseläuten)

Confrarias, as seis badaladas e o início da primavera em Zurique

Vida na Suíça
Foto: Guia Suíça
Na próxima segunda-feira, 16 de abril, a cidade de Zurique comemora uma de suas maiores festas culturais, o „Sechseläuten“ (em dialeto zuriquense: sächsi lüüte - eita palavrinha difícil, vale um trava língua), ou as seis badaladas.

Nós, do Guia Suíça, vamos te explicar um pouco qual o significado de cada um deles.

Vamos começar falando um pouco sobre as Confrarias (Zunft) zuriquenses, protagonistas e organizadores da grande festa. Com mais de 460 anos de tradição política, militar, social e comercial (na época até como bombeiros atuavam). Eram elas que representavam, como também controlavam a qualidade dos produtos e também valores de venda, entre eles, de artesãos e comerciantes como costureiros, padeiros, ferreiros, etc. Hoje em dia já não possuem mais as mesmas funções, mas conservam muitas das tradições.

Vida na Suíça


Então, mas voltando a festa Sechseläuten, por que seis badaladas? Durante os meses de inverno trabalhava-se até a luz do dia ir embora, entre as 17h e 18h, mas quando chega a primavera, se esperamos o por do sol podemos trabalhar até quase 20h, então na terceira segunda-feira do mês de abril, os sinos da igreja St. Peter batiam as seis horas anunciando o final do horário de trabalho e início da primavera ;-)

Uma observação importante: o desfile de Sechseläuten é um espaço exclusivo de homens, isso mesmo, nada de mulheres, elas ainda tem uma participação de coadjuvante nessa festa. As mulheres da Sociedade da Fraumünster conseguiram, depois de anos de muita luta, participar do desfile, mas com uma ressalva: Elas participam como convidadas de honra durante 8 anos (esse ano é o segundo), mas se apresentam no final (ao contrário do cantão convidado que vai na frente), depois que todas outras confrarias desfilam.



 O ponto alto da festa é o boneco chamado de Böögg (uma imitação de boneco de neve), que é colocado no topo de uma fogueira e na sua cabeça são inseridos explosivos. Pontualmente às 18h a fogueira é acesa e todo mundo fica de olho pra ver quanto tempo precisa até a cabeça do boneco explodir. A festa é transmitida pela televisão e, como estamos na Suíça, cada minutinho/segundinho conta, são feitas até várias apostas pra ver quem acerta o momento exato. Quanto menos tempo até a cabeça explodir, mais bonito e quentinho será nosso verão.

E vocês, o que acharam da história? Tem muito mais pra falar sobre as Confrarias e a cidade de Zurique (como também de Lucerna). Agende seu tour conosco e fique por dentro de tudo.

Dica especial do Guia Suíça: para os que quiserem estar estrategicamente posicionados, as arquibancadas na praça Paradeplatz tem uma vista privilegiada pois as confrarias passam duas vezes pela frente! ;-)

Siga a gente também nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat (@guiasuica).

Nosso site é www.guiasuica.com.

Por Luci e Magali - Guia Suíça

Fotos: Luci Strijbis (Guia Suíça)

Um comentário:

author
Guia Vida na Suíça
Faça o download gratuito do e-book.